Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Caso Felca expõe exploração de menores na internet; especialistas comentam

 

 Imagem por jeferrb do Pixabay

Na última semana, denúncias feitas pelo youtuber Felca trouxeram à tona a exploração de menores de idade na criação de conteúdo na internet. O caso, que envolve o influenciador H.S. e a adolescente K.S., de 17 anos, expôs novamente os riscos aos quais meninas e adolescentes estão sujeitas no ambiente digital, incluindo a exploração sexual e a exposição a conteúdos inadequados desde muito cedo.

Os dados mais recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 revelam a gravidade desse cenário. Em 2024, foram registradas mais de 85 mil vítimas de estupro no Brasil, sendo cerca de 60% menores de 13 anos. No ambiente virtual, os crimes de abuso sexual infantil online também avançaram: as denúncias de produção, armazenamento e compartilhamento de imagens de exploração sexual infantil cresceram 61,4% entre 2019 e 2024. Entre as vítimas identificadas nesse tipo de crime, 76,5% são meninas.

Segundo especialistas da Plan International Brasil, para prevenir essas situações é interessante ensinar as crianças desde a primeira infância sobre consentimento, formas de abuso e canais de denúncia, fortalecendo vínculos familiares e redes comunitárias de proteção. Fernanda Arantes.

Postar um comentário

0 Comentários