![]() |
| Foto: Reprodução |
O PSG fez história, nesta quarta-feira (17), ao vencer o Flamengo nos pênaltis por 2 a 1 no estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, e conquistar a Copa Intercontinental 2025.
A Fifa reconhece como campeão mundial todos os clubes que já conquistaram a Copa Intercontinental (1961 a 2004), o Mundial de Clubes (1961 a 2004) e o Super Mundial de Clubes (2025 - ).
A entidade máxima do futebol reconhece a antiga Copa Intercontinental como o primeiro torneio mundial de clubes.
A competição tinha como grande patrocinadora e organizadora a fabricante de veículos Toyota e era disputada apenas por representantes da Europa e da América do Sul.
O torneio foi realizado de 1961 a 2004. Os maiores campeões deste formato são Milan, Real Madrid, Boca Juniors, Peñarol e Nacional, com três títulos cada.
De 2005 até 2023, houve o agora antigo Mundial de Clubes, com equipes de outros continentes e do país sede da competição. O campeonato adotou o modelo com fases mata-mata ao invés de final única. O clube que mais levantou taças no formato foi o Real Madrid, com seis títulos.
A partir de 2024, o torneio denominado ‘Mundial de Clubes’ foi renomeado para Copa Intercontinental, que será realizada anualmente.
A mudança foi realizada por conta da criação do ‘Super Mundial de Clubes’, competição que reunirá 32 times e será disputada de quatro em quatro anos.
O atual campeão do Super Mundial é o Chelsea, que conquistou o título ao vencer o PSG na final realizada em julho deste ano.
Nenhum título antes de 1961 foi reconhecido como Mundial pela Fifa. Palmeiras e Fluminense buscam a alcunha de campeões mundiais a partir das conquistas das Copas Rio de 1951 e 1952, mas ainda não conseguiram por parte da Fifa.

0 Comentários